Câmara realiza audiência pública sobre os impactos da pulverização aérea de agrotóxicos

A Câmara Municipal de Americana realiza nesta quarta-feira (16), às 19h, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, audiência pública para discussão dos impactos da pulverização aérea de agrotóxicos. A realização da audiência foi solicitada através de requerimento de autoria do vereador Professor Padre Sergio (PT). A TV Câmara transmite ao vivo pelo canal 4 da NET e pelo site oficial: www.camara-americana.sp.gov.br.

O parlamentar solicitou a realização da audiência após um projeto de lei de sua autoria, que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos no município, ser aprovado em primeira discussão. Representantes de empresas de aviação que realizam o serviço e de associações que desenvolvem agricultura familiar e hortas comunitárias se reuniram com os vereadores para apresentar argumentos favoráveis e também contrários à proposta.

“Dentro de um princípio democrático e participativo, esse debate deve ter a participação de vários segmentos representativos da sociedade civil e dos poderes constituídos e de órgãos institucionais que direta ou indiretamente tenham interesse na questão”, defende o vereador.

Sergio destaca que o Brasil ocupa uma posição de destaque quando o assunto é produção agrícola e o modelo adotado no país para o setor está fortemente vinculado ao uso de agrotóxicos, considerando-se que a agricultura brasileira tem como padrão um desenvolvimento voltado a ganhos por produtividade. “Os impactos para o meio ambiente e para a saúde humana têm sido negligenciados, e a contaminação dos recursos naturais passa a ser uma realidade que ameaça a qualidade de vida das presentes e futuras gerações”, aponta.

Para a audiência foram convocados o secretário municipal de Meio Ambiente, Odair Dias, e um técnico da Unidade de Vigilância em Saúde. E convidados o deputado estadual Afonso Lobato (PV); a representante da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Carla Bueno; a secretária executiva do Fórum Paulista de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, Ana Marina Martins de Lima; a professora de Geografia Agrária da Universidade de São Paulo (USP), Larissa Mies Bombardi; a médica sanitarista, Telma Nery; o promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), Dr. Ivan Carneiro Castanheiro; a representante do Greenpeace Brasil, Marina Lacorte; o secretário de meio ambiente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Nacional, Daniel Gaio; líderes comunitários dos bairros Sobrado Velho, Monte Verde e assentamento Milton Santos; além de defensores da pulverização aérea de agroquímicos, que foram convidados pelo vereador Thiago Martins (PV).

Related posts

One Thought to “Câmara realiza audiência pública sobre os impactos da pulverização aérea de agrotóxicos”

  1. Parabéns pelo site! Excelente conteúdo!Vou acompanhar a partir de agora. Sucesso!

Leave a Comment