Sobre recriação, miséria e entrevista

🍯 #MelComPimenta 🌶

ÓTIMA NOTÍCIA: Comissão reverte medida de Bolsonaro e recria Consea, pilar do combate à fome no país

“A comissão mista do Congresso Nacional aprovou, ontem (9), a reforma administrativa com uma alteração que recria o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). O órgão havia sido extinto na proposta original de Jair Bolsonaro”, informa o Brasil de Fato.

Comentando: Quando Bolsonaro extinguiu o Conselho de Segurança Alimentar, mal podíamos acreditar em tal insensatez e dureza de coração. Era um verdadeiro soco na boca do estômago dos mais pobres, daqueles que não têm nem o que comer. O deputado federal Alexandre Padilha (PT), membro da comissão, muito se alegrou e disse que esse conselho é fundamental para que tenhamos um Plano Nacional de Combate à Fome.

PÉSSIMA NOTÍCIA: Cortes em programas sociais devolvem mulheres à miséria e à violência doméstica, dizem especialistas

“A crise econômica e a ausência de políticas públicas eficientes de proteção social impactam principalmente as mulheres, responsáveis, na maioria das vezes, pelo cuidado com a família. Quando, em nome da austeridade fiscal, programas sociais como o Bolsa Família sofrem cortes ou são suspensos, a crise assume uma face ainda mais cruel para as mulheres que necessitam desse apoio: as mais pobres. São elas que lutam para evitar que a fome se instale dentro de casa ou, pelo menos, tentam amenizá-la”, diz a Agência Pública.

Comentando: Um país entra no Mapa da Fome das Nações Unidas quando 5% ou mais da sua população vive em situação de insegurança alimentar. Em 2014, o percentual no Brasil caíra para 3,5%. Em 2017, passou para 7,4%. Isso quer dizer que temos, atualmente, mais de 15,2 milhões de pessoas em estado de pobreza extrema, sem poder se alimentar e morar adequadamente. Para termos uma ideia, é bem mais que a população do Paraguai e do Uruguai que, somadas, são 9,5 milhões de pessoas. Conclusão – no Brasil, nós estamos diante de um governo de desalmados que, entre outras atrocidades, está matando seu povo de fome e de doenças dela derivadas. É preciso que reajamos com mais vontade e sem brigarmos entre nós que, de uma forma ou de outra, somos atingidos por essa calamidade social que vem se agigantando sempre mais.

INFORME: Segunda entrevista com Lula desde a prisão vai ao ar no próximo sábado pela BBC

Segundo o Brasil de Fato, “a segunda entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedida a jornalistas desde que foi preso, há pouco mais de um ano, será exibida nas primeiras horas deste sábado (11), às 00:30h, pelo canal britânico BBC sob o nome de “Lula: Atrás das grades”. A conversa foi gravada no dia 3 de maio na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba com o jornalista Kennedy Alencar, da emissora brasileira RedeTV”. Mas na ocasião a emissora desistiu de transmitir.

“No último dia 7, o canal britânico anunciou que exibirá o conteúdo no dia 11. Kennedy Alencar, por sua vez, divulgou em seu blog que a entrevista será disponibilizada em texto e vídeo na íntegra no próprio blog do jornalista logo após a exibição pela BBC”, complementa o site.

Comentando: O bom é que poderemos ver, embora com atraso, a segunda entrevista do Lula amanhã (11). Isso acontece porque aqui no Brasil ainda não podemos respirar os ares de uma plena democracia.

👨‍🏫 #VereadorProfPeSergio

Related posts

Leave a Comment