Sobre quebra, convite, significado, denúncia e expectativa

🍯 #MelComPimenta 🌶

NOTÍCIA BOMBÁSTICA: Devassa nas contas de Flávio Bolsonaro tem potencial ‘avassalador’, avaliam políticos e magistrados

A abrangência da quebra dos sigilos fiscal e bancário do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) chamou a atenção de políticos e magistrados que observam, de longe, o desenrolar das investigações no Rio. Integrantes de órgãos de controle chamaram de “avassaladora” a devassa de mais de dez anos nas contas do filho do presidente, de sua mulher e de mais de 80 ex-funcionários, entre eles Fabrício Queiroz. A amplitude do material indica apuração de vida muito longa — e várias ramificações.

Comentando: Desde a noite de ontem que esta é a notícia mais quente em todos os jornais. Políticos e magistrados falam em potencial avassalador dessa quebra de sigilos das contas bancárias desses senhores. Em linguagem popular isso quer dizer que, desta vez, a casa ameaça mesmo cair. Agora é esperar pelos desdobramentos que certamente virão. A família Bolsonaro está em apuros.

BOA NOTÍCIA: Um convite do Papa Francisco a todos os economistas

Por meio de uma carta, o Papa Francisco convidou todos os economistas, empreendedores e empreendedoras do mundo para participar do evento intitulado “Economia de Francisco”, que acontecerá em Assis entre os dias 26 e 28 de março de 2020; um evento que – tal como assegura na carta – permitirá “conhecer quem hoje está se formando e começando a estudar e praticar uma economia diferente, que dá vida e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a destrói”.

Comentando: Este encontro, com toda certeza, vai dar muito que falar. Convocado por uma autoridade mundial como o Papa Francisco, deverá influenciar bastante os rumos da economia mundial em crise.

PARA REFLEXÃO: Qual o real significado do 13 de maio para a libertação dos negros

“O maior problema do 13 de Maio é esse entendimento da Lei Áurea chegar quase como caridade, uma coisa dada, uma liberdade dada, quando, na verdade, no século 19, naquele momento, você já tinha um movimento muito grande de libertação. Você já tinha muitos alforriados, você já tinha muitos rebelados, você já tinha quilombos espalhados pelo país inteiro”, disse escritor Oswaldo Faustino, em entrevista ao Brasil de Fato.

Comentando: Certamente, que toda a história da escravidão dos negros deverá ser apresentada futuramente de maneira coerente com a visão que os negros dela têm. É uma página triste da nossa história não a ser revisitada apenas, mas profundamente revisada.

RUIM PARA O MINISTRO: Movimento negro denuncia Moro à Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Segundo especialistas ouvidos pela Ponte Jornalismo, pacote “anticrime” proposto pelo ministro pode agravar genocídio da juventude negra e pobre.

Comentando: A maioria dos analistas desse pacote “anticrime”, e não apenas os movimentos de negros, o estão entendendo como uma licença para matar. Está se tornando cada vez mais difícil ser negro nesse país, sobretudo para um jovem afrodescendente sair para a rua à noite. Desde o começo do governo Bolsonaro, a letalidade da polícia militar só tem feito aumentar. Juntem-se a isso as licenças para porte de armas e estamos de volta ao velho oeste.

NOTÍCIA MUITO RUIM: Em nova queda, expectativa de crescimento do PIB em 2019 vai a 1,45%

Redução já é 11ª baixa seguida; analistas de mercado falam em mais um ano perdido para a economia. O cenário para a indústria também piorou pela segunda vez seguida, com os economistas projetando agora um crescimento da produção de 1,70%, ante 1,76% verificado na mediana das estimativas.

Comentando: Com a economia degringolando e a recessão às portas, e a quebra de sigilo das contas de Flávio Bolsonaro, generaliza-se o mal-estar junto aos que até aqui acreditavam nesse governo. Eis o motivo pelo qual já se fala não tão às escondidas em impeachment do presidente.

👨‍🏫 #VereadorProfPeSergio

Related posts

Leave a Comment