Sobre queda econômica, pedido de nulidade, recomendação da OAB e mais frases

🍯 #MelComPimenta 🌶

ECONOMIA: Previsão de crescimento PIB cai pela 15ª vez seguida e fica em 1%

A estimativa do mercado financeiro para o crescimento da economia neste ano chegou a 1%, após 15 reduções consecutivas. É o que mostra o boletim Focus, resultado de pesquisa do Banco Central a instituições financeiras, divulgado às segundas-feiras. A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) desta vez foi reduzida de 1,13% para 1%. As informações são da Agência Brasil.

“A expectativa das instituições financeiras é que a economia tenha crescimento maior em 2020, entretanto, a previsão para o próximo ano foi reduzida de 2,50% para 2,23%”, reproduz a Folhapress.

Comentando: A economia brasileira está descambando desde o governo Temer e muito mais agora com Bolsonaro, embora antes deles assumirem houvesse a promessa de que tudo seria um mar de rosas. Não é o que estamos vendo. E podemos esquecer as previsões para 2020 porque está muito longe ainda. Os áureos tempos dos governos Lula ficaram decididamente para trás.

POLÍTICA: Pedido de Lula para anular condenação entra na pauta deste mês do Supremo

“Um pedido de nulidade do processo que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi incluído pelo ministro Edson Fachin na pauta de julgamento da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) do próximo dia 25”, informa a Folha de S.Paulo.

O julgamento acontece no momento em que a Lava Jato e o ministro Sergio Moro (Justiça) estão sob pressão com o vazamento de conversas relacionadas à operação entre o ex-juiz e o procurador Deltan Dallagnol.

Integrantes do Supremo ouvidos reservadamente pela Folha dizem, no entanto, que a análise do recurso não deve ter efeito prático para Lula.

Comentando: Depois dos vazamentos, Moro está isolado. Ele e a Lava Jato estão provando o próprio veneno, como muitos comentam. Quanto à libertação de Lula, há um impasse – é difícil libertá-lo porque mantê-lo encarcerado é uma decisão da elite do país; é igualmente difícil mantê-lo preso, pois, além de ser um homem amado pelo povão, as tramoias da Lava Jato contra ele estão sendo desmascaradas. Aguardemos.

VAZAMENTO: Conselho Federal da OAB recomenda afastamento de Moro e Dallagnol

“O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), após um longo debate realizado ontem (10), recomendou o afastamento do ministro Sérgio Moro e dos procuradores da Lava Jato, após divulgação de troca de mensagens por reportagem do The Intercept”, noticia o Brasil de Fato.

Segundo o portal, “a nota, que recomenda prudência, afirma que o fato das informações serem hackeadas representa ‘grave risco’ para a segurança institucional, mas que o conteúdo divulgado ‘ameaça caros alicerces da democracia’”.

Comentando: Moro e Dallagnol, que nem sequer puderam negar os vazamentos, agora sofrem pressão também da OAB, além de a imprensa internacional estar questionando a imparcialidade deles e, por decorrência, de toda a Lava Jato. Vamos esperar para ver no que dará este imbróglio ou lambança, que é como diz o povo.

FRASES: Crítica Teórica virou prova
“O que era uma crítica teórica feita por acadêmicos, crítica jurídica feita por juristas e crítica política realizada por determinados segmentos, se transformou em prova e no maior escândalo do Judiciário brasileiro” (Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional da PUC-SP).

O pânico ao invés da esperança
“Nossa casa está em chamas. Eu não quero esperança, não quero que vocês sejam esperançosos. Eu quero que vocês entrem em pânico, quero que vocês sintam o medo que eu sinto todos os dias. Eu quero que vocês ajam, que ajam como se a casa estivesse em chamas, porque ela está” (Greta Thunber, adolescente sueca ambientalista).

Um bom dia para todos!

👨‍🏫 #VereadorProfPeSergio

Related posts

Leave a Comment