Profº Pe. Sergio pede informações sobre ações de prevenção a doenças renais e incentivo à doação de órgãos

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde para a prevenção de doenças renais, tratamentos de hemodiálise e incentivo à doação de órgãos.

De acordo com o parlamentar, a Sociedade Brasileira de Nefrologia aponta que, no país, mais de dez milhões de pessoas possuem enfermidades relacionadas a complicações nos rins, sendo que aproximadamente 90 mil estão em diálise (processo de estímulo artificial da função desse órgão) – número que cresceu mais de 100% nos últimos dez anos.

Sergio destaca que o serviço público de hemodiálise em Americana é prestado nas dependências do Hospital Municipal por empresa terceirizada e aponta reclamações de pacientes. “Eles relatam déficit de servidores para o atendimento, com poucos enfermeiros e técnicos, sendo que tempos atrás o número era bem maior; troca frequente de trabalhadores; poltronas necessitando de reformas; ar condicionado que funciona só no inverno; já os funcionários reclamam de sobrecarga de trabalho devido à redução no quadro de profissionais, o que aumenta os riscos de acidentes e stress”, expõe.  

No requerimento é perguntado quais os trabalhos realizados pela Secretaria da Saúde para o atendimento preventivo e em campanhas de conscientização/prevenção de doenças renais e de doação de órgãos.

O vereador também pede a estimativa de pessoas com insuficiência renal em Americana, quantidade de pessoas que realizam hemodiálise na cidade – tanto na rede pública quanto em clínicas particulares -, número de doações de rim efetuadas nos últimos anos e informações sobre o contrato com a empresa responsável pelo tratamento de hemodiálise e sobre a estrutura existente para o atendimento ao público.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária de amanhã (19).

Related posts

Leave a Comment