Americanense organiza cadastro de doadores de medula óssea

Nada causa mais empatia do que a solidariedade ao sofrimento humano

Doenças incapacitantes e severas despertam em toda pessoa um sentimento altruísta, para aliviar o sofrimento de seu semelhante. Este espírito de bondade e compaixão é inato em toda pessoa e é o que nos torna definitivamente humanos. Inundada por esse sentimento de caridade, a dona de casa americanense, Raquel Maia, teve uma bela iniciativa: a de identificar pessoas que tenham o desejo de se cadastrarem no banco de dados de Doadores de Medula Óssea e ajudarem inúmeras pessoas que estão em luta contra o câncer, neste caso, a Leucemia.

Raquel buscou uma parceria com os pastores da igreja que frequenta, a Comunidade da Fé Church – localizada na Avenida Cillos, 3673, Parque Novo Mundo -, para receber uma equipe do Hemocentro da Unicamp com uma carreta-laboratório que realizará exames gratuitos e cadastrará futuros doadores de medula óssea.

São exames rápidos e indolores, em que são coletados apenas 5mL de sangue do doador. Depois, o material é processado pelo laboratório para classificação e sorologia. Estando tudo bem com a saúde do doador, ele terá seus dados cadastrados em um sistema nacional de doadores e só será chamado a doar se surgir algum paciente compatível com seu tipo sanguíneo.

“A Comunidade da Fé é a igreja que eu participo. Falei com meus pastores e eles prontamente abriram o espaço para esse evento de amor. Lá é um lugar que ama as pessoas, e esse é o mandamento que Deus nos deixou”, conta Raquel, emocionada.

O trabalho de agendamento desse tipo de ação de saúde é difícil e – geralmente – quando vem a resposta positiva, tudo tem de acontecer muito rápido, senão outra oportunidade como essa só será possível de ser realizada meses mais tarde. “A princípio, a única data disponível seria só em dezembro, caso fosse (realizado) em um sábado. Pedi se tinha como antecipar e me ofereceram dia de semana. Outra campanha na cidade, só no ano que vem”, diz ela.

Por isso, é importante que toda pessoa interessada em ser doadora de medula óssea compareça pessoalmente nesta terça-feira (16), das 18h às 22h, portando um documento de identificação original e com foto (pode ser RG ou CNH), ter idade entre 18 e 55 anos e estar em boas condições de saúde.

A chance de uma pessoa doente encontrar um doador compatível é de apenas 1 em 100.000 tentativas. De repente, você pode ser a esperança de alguém e pode ajudá-la a vencer essa terrível doença.

Serviço

O quê? Evento para cadastramento de doadores de medula óssea.
Quem está promovendo? A Comunidade da Fé Church.
Onde? Avenida Cillos, 3673, Parque Novo Mundo, Americana.
Quando? 16/07/2019, das 18h às 22h.

Related posts

Leave a Comment