Profº Pe. Sergio propõe ‘Prêmio Responsabilidade Socioambiental – Etore Delaneza’

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de decreto legislativo em que propõe a criação do “Prêmio Responsabilidade Socioambiental – Etore Delaneza”.

De acordo com a proposta, a solenidade busca homenagear com uma medalha pessoas físicas ou jurídicas que tenham contribuído com iniciativas orientadas à preservação, qualificação, conscientização e respeito ao meio ambiente.

O projeto estipula que a honraria ocorrerá anualmente no mês de setembro, durante a semana que marca o início da Primavera e na qual se comemora o Dia da Árvore. As indicações dos homenageados serão feitas pelos vereadores com direito a uma cada, sendo 19 no total.

Na exposição de motivos, o autor cita o trabalho de Etore Delaneza: “Em área pertencente ao Pós-Represa, em Americana, plantou mais de 3.500 árvores com o objetivo de reflorestar a região, contribuindo com a conservação do Reservatório Salto Grande. Além de reflorestar, esse voluntário ambiental ainda fazia a manutenção da área semanalmente – regando as plantas, adubando, fazendo o coroamento, roçando o capim e eliminando pragas”.

“Infelizmente, seu sonho de ‘ver a mata ciliar fechada’ não foi realizado devido a uma depressão que, em 23 de setembro de 2018, levou-o à morte. Contudo, o legado do pescador reflorestador – como foi denominado em reportagem da Revista Terra da Gente – jamais será apagado.”, conclui.

A propositura será encaminhada às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutida e votada pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.

Related posts

Leave a Comment