Prof. Pe. Sergio pede informações sobre pessoas com deficiência em Americana

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre o número de pessoas com deficiência física ou mental que estão registradas em órgãos assistenciais da cidade e sobre ações desenvolvidas durante a Semana Municipal de Pessoas com Necessidades Especiais de Americana.

No documento, o parlamentar lembra que o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro e que, em Americana, a Semana Municipal de Pessoas com Necessidades Especiais foi instituída pela Lei Municipal 3521/2001, sendo comemorada anualmente em 21 de setembro.

“O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência, seja ela física ou mental. O Dia Internacional e a Semana Municipal deveriam destacar ações a respeito da importância das redes de apoio social e oportunidades para ampliação da sociabilidade, processos de construção compartilhada de conhecimento e participação comunitária”, defende Padre Sergio.

Na propositura, o vereador pergunta quantas pessoas com deficiência física ou mental estão registradas em órgãos assistenciais do município e se é possível estimar o número total de pessoas com deficiência em Americana.

Questiona, também, se existem equipes esportivas paraolímpicas financiadas e/ou apoiadas na cidade, se existe uma política pública inclusiva para americanenses com deficiência e quais ações foram realizadas na Semana Municipal de Pessoas com Necessidades Especiais.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (5).

Related posts

Leave a Comment