Prof. Pe. Sergio pede informações sobre ações de prevenção de gravidez na adolescência

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre suas ações para a prevenção da gravidez na adolescência e sobre os atendimentos a adolescentes gestantes ou com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

No documento, o parlamentar destaca que na semana do dia primeiro de fevereiro é celebrada a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. “O tema é extremamente importante e exige mais esclarecimentos e informações, sobretudo para serem repassados aos pais e aos próprios adolescentes”, aponta.

Prof. Pe. Sergio cita dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), que apontam que, de 2004 a 2015, o número de novos casos de HIV entre meninos e meninas de 15 a 19 anos aumentou 53% no Brasil.

“Diante disso, é justificada a preocupação com a atenção especial dos profissionais de diversas áreas com a saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes, espaços que ofereçam o debate aberto entre professores e alunos, integrados às suas rotinas; unidades de saúde com equipes de saúde qualificada para atender tanto as gestantes, aquelas com ISTs ou vítimas de violência, o que pode acarretar numa gestação e/ou doença”, diz.

Na propositura, ele pergunta qual o trabalho preventivo realizado nas escolas e nos espaços de saúde municipais sobre prevenção de gravidez e ISTs na adolescência e quantos partos, cauterizações de condiloma, curetagens e pós-abortos foram realizados no hospital municipal e demais unidades de saúde em pacientes menores de 19 anos, durante o ano de 2019.

Questiona, ainda, se existem em Americana centros especializados no atendimento desse público e quais os protocolos de atendimento para adolescentes com ISTs, crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e pré-natal de adolescentes.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária da próxima quinta-feira (6).

Related posts

Leave a Comment